O SEU CÃO TEM MICROCHIP ?

O Que é ?
Um microchip é um sistema de identificação electrónico, que se coloca debaixo da pele, no lado esquerdo do pescoço.É introduzido um dispositivo, do tamano de um grão de arroz, que tem um código, semelhante a um código de barras, e que identifica o animal.É o seu número de identidade!Este código será sempre identificado com um detector próprio que os veterinários e GNR possuem. Este método torna o animal e o seu proprietário ligados para sempre, sendo o objectivo principal evitar o abandono!

É obrigatório para todos os animais ?

Até agora, é apenas obrigatório para:
1. Cães perigosos ou potencialmente perigosos
2. Cães de caça
3. Cães para exposição, para fins comerciais ou lucrativos.

Qualquer animal poderá levar o chip se o dono o requerer.

APARTIR DE 1 DE JULHO DE 2008 SERÁ OBRIGATÓRIO A COLOCAÇÃO DE MICROCHIP EM TODOS OS CÃES NASCIDOS APARTIR DESSA DATA.

Vacine o seu animal !



Quando se tem um animal de estimação é imperativo tratá-lo bem, dar carinho, comida, mas também pensar em vacinar e desparasitar de forma correcta.Isto porque ele merece e também porque é uma questão de saúde pública.É claro que tem alguns gastos, mas são bem menores do que se ele ficar doente ou mesmo alguém que com ele se relacione.
Sabia que a vacinação contra a raiva é obrigatória por lei?E tem muita razão de ser.Esta doença transmite-se por mordida ou contacto da saliva em feridas, e não tem cura possível.É uma zoonose, ou seja transmissível aos humanos.Felizmente, o nosso país está isento desta doença, mas as fronteiras estão abertas. Existem por exemplo, focos em Espanha e França.Assegure-se que o seu animal é vacinado de forma eficiente, por veterinários.Infelizmente,existe alguma ignorância no nosso país, pessoas que julgam que a vacina faz mal, que tira o "faro" ao seu cão, e que pedem a veterinarios para colocarem o seu carimbo sem vacinar o animal.Temos que dizer basta, temos que ser sérios!Pela segurança de todos!
Além da raiva, existem outras vacinas importantes, contra doenças que existem no nosso país. Se tiver um cão deve vaciná-lo contra a parvovirose, esgana, hepatite infecciosa canina,leptospirose,piroplasmose e laringotraqueíte infecciosa. Nos primeiros meses de vida é necessário reforço mas depois basta uma vez por ano. Se tem um gato, deve vaciná-lo contra a Leucose,panleucopénia,rinotraqueíte e calicivirose.
Mesmo que o seu bichinho não saia á rua, existe nela animais doentes.Você mesmo, pode levar o vírus para casa, por exemplo na sola dos seus sapatos.
Prevenir é bem melhor que remediar....

DESEJAMOS A TODOS UM BOM NATAL!


Queremos desejar a todos os nossos clientes um feliz Natal junto daqueles que mais gosta, incluindo o seu bichinho...

CURIOSIDADES...


SABIA QUE A PULGA CONSEGUE SALTAR MAIS DE 300 VEZES A SUA ALTURA...É UM GRANDE ATLETA!

UM TIGRE BÉBÉ !

Já foi há uns meses que a Lola chegou para o nosso espanto , á nossa clínica. A Lola pertencia a um circo e tinha pouco mais de um mês.Estava desidratada e por isso teve que levar soro.É um tigre muito bonito e divertido. Foi um dia em cheio para nós, afinal de contas não é todos os dias que nos entra um tigre pela porta....


Mais umas fotos bonitas...









QUE MASCOTES...




MAIS ALGUNS AMIGUINHOS!



UM LUCKY COM UM PROBLEMA!

O Lucky tem apenas 2 meses e já teve que ser operado. Vinha apenas para a primeira consulta, para ser vacinado e desparasitado, mas detectamos uma fimose. Fimose é a incapacidade de extrair o pénis pelo prepúcio. Fazia xixi apenas por um orifício muito pequeno, era necessário criar uma falsa abertura prepucial. Sem a cirurgia, a retenção de urina iria causar muitos problemas.É um problema raro, em que a cirurgia é a solução, embora muitas vezes seja necessário uma nova cirurgia quando atingir o tamanho adulto. A cirurgia correu bem,esperamos que o pós-operatorio corra também.

O GRANDE AZAR DA LOLA !



A cadelinha Lola chegou ao nosso centro muito mal. Foi mordida por um cão abandonado. Felizmente as donas conseguiram salvá-la a tempo, está com muitas dores mas vai melhorar.Este caso triste denuncia um grave flagelo, os muitos animais abandonados. Espero sinceramente, que o civismo aumente neste nosso país. A Lola foi uma vítima, mas o cão errante também o é.É tempo de parar, os animais são seres com inteligência e sentimento, merecem o nosso respeito !Eles afinal são o reflexo do que recebem.

NICO, TEVE QUE SER OPERADO!

O Nico foi um gatinho da rua que teve a sorte de ser adoptado. Quando a dona o adoptou já vinha com uma grande infecção do olho. A dona foi á farmácia e tentou tratá-lo com um colírio, mas não resultou. Quando chegou ao nosso centro, a única coisa a fazer era mesmo a remoção do olho, para evitar mais sofrimento e uma infecção generalizada. A cirurgia correu bem, agora é só recuperar !