JÁ OUVIU FALAR DE FIV E FELV ?


A Leucose felina (Felv) e a Sida dos gatos (FIV) são duas doenças contagiosas provocadas por dois vírus diferentes.Afectam apenas os gatos, não se transmitindo ao Homem.
São duas doenças graves que afectam o sistema imunitário dos gatos infectados, sendo doenças bastante frequentes.A infecção por um ou outro retrovírus leva à diminuição progressiva e mais tarde ao desaparecimento das respostas imunitárias do animal.
Privam o gato das suas defesas contra os agentes infecciosos e abrem caminho a toda a uma série de doenças concorrentes, como coriza, enterites, estomatites,conduzindo inevitavelmente á morte do animal. No caso da Leucose, acompanha-se frequentemente com tumores ou leucemias fatais.
Actualmente nenhum tratamento é eficaz restando apenas algumas terapias para tentar que o animal sofra o menos possível.
O vírus da Leucose transmite-se pelas secreções( saliva e lágrimas) e também pelas matérias fecais, urina e ainda pelo leite materno. O vírus da Sida transmite-se apenas por contaminação sanguínea, por exemplo,durante lutas de gatos e por contacto sexual.
É importante evitar o contacto do seu gato com gatos vagabundos, pois pode facilmente infectar-se, e a castração pode ser valiosa.
O nosso centro aconselha testar se o seu animal tem estas doenças. Existe vacinação contra a leucose!