MEDICAR O SEU ANIMAL ...SÓ COM PRESCRIÇÃO !


Muitas vezes, na angústia de ver o seu animal de companhia doente, o proprietário recorre a medicamentos comuns em casa ou recorre ao comerciante da loja de animais, ou ao seu farmacêutico.Esta atitude, cheia de boas intenções, acaba muitas vezes por prejudicar o seu animal.Em medicina veterinária lida-se com muitas espécies, com muitas raças, muitas particularidades que condicionam muito o tipo de medicação e a dosagem.Muitas medicações, entre elas as de medicina humana,são contra-indicadas, ou quando se podem usar,a dosagem é muito diferente.Sabia por exemplo que o paracetamol é extremamente tóxico para gatos e que a maioria dos anti-inflamatórios humanos podem causar úlceras gastrointestinais e insuficiência renal no seu cão, se não der a dose certa.
Mesmo o uso de medicamentos veterinários tem que ser muito ponderado,só o factor raça pode excluir o uso de terminados medicamento naquele animal.Até um simples champô anti-pulgas pode ser fatal em gatos se tiver determinada substância.A idade, uma possível gravidez,a lactação têm que ser sempre equacionados.
Procure sempre a opinião de um veterinário, afinal é o único capacitado para lhe dar conselhos sobre a melhor maneira de tratar a sua mascote.

BOAS FESTAS



O CENTRO VETERINÁRIO DESEJA A TODOS UM FELIZ NATAL E BOM ANO NOVO!

SABIA QUE....



Sabia que os animais também têm depressões?Muitas vezes perdem a vontade de fazer as actividades rotineiras,deixam de comer,de brincar,ou muitas vezes chegam a autotraumatizar-se. Manter um animal sem carinho, sem atenção e sem estímulos pode conduzi-lo á depressão.Ás vezes acontece quando há alterações no seu ambiente, como a entrada de um novo animal, a mudança de casa, ou mesmo a perda de alguém que lhe é querido.Lembre-se que os animais são muito inteligentes, e mesmo o nosso estado de espírito os pode afectar também.

QUEREM CONHECER MAIS ANIMAIS SIMPÁTICOS....

ATENÇÃO AO VERME DO CORAÇÃO....





Chama-se DIROFILARIOSE CANINA, e é uma perigosa infecção parasitária que a qualquer momento pode incapacitar ou até matar o seu cão.A doença transmite-se através de mosquitos vectores, que picam um cão infectado com larvas de Dirofilaria immitis em circulação, levando essas larvas para outro cão.Passados alguns meses essas larvas chegam ao coração e artéria pumonar do animal afectado, tornam-se adultos que podem atingir 30cm, provocando problemas cardíacos que chegam a ser fatais.Os sinais mais frequentes são:dificuldade em respirar,tosse crónica,intolerância ao exercício,perda da consciência e morte súbita.Infelizmente os sintomas normalmente só aparecem quando o estado da doença é avançado,podendo as lesões já ser irreversíveis.APOSTE NA PREVENÇÃO!Quando ainda é possível tratar o animal,os tratamentos são morosos, dispendiosos, e podem debilitar o animal.A prevenção oral é a decisão mais inteligente e económica para manter o seu cão livre do verme do coração.NÃO EXITE,FALE CONNOSCO ACERCA DA DOENÇA,VAMOS LUTAR CONTRA ESTA DOENÇA!

MAIS AMIGUINHOS..TODOS COM SAÚDE !





JÁ OUVIU FALAR DE FIV E FELV ?


A Leucose felina (Felv) e a Sida dos gatos (FIV) são duas doenças contagiosas provocadas por dois vírus diferentes.Afectam apenas os gatos, não se transmitindo ao Homem.
São duas doenças graves que afectam o sistema imunitário dos gatos infectados, sendo doenças bastante frequentes.A infecção por um ou outro retrovírus leva à diminuição progressiva e mais tarde ao desaparecimento das respostas imunitárias do animal.
Privam o gato das suas defesas contra os agentes infecciosos e abrem caminho a toda a uma série de doenças concorrentes, como coriza, enterites, estomatites,conduzindo inevitavelmente á morte do animal. No caso da Leucose, acompanha-se frequentemente com tumores ou leucemias fatais.
Actualmente nenhum tratamento é eficaz restando apenas algumas terapias para tentar que o animal sofra o menos possível.
O vírus da Leucose transmite-se pelas secreções( saliva e lágrimas) e também pelas matérias fecais, urina e ainda pelo leite materno. O vírus da Sida transmite-se apenas por contaminação sanguínea, por exemplo,durante lutas de gatos e por contacto sexual.
É importante evitar o contacto do seu gato com gatos vagabundos, pois pode facilmente infectar-se, e a castração pode ser valiosa.
O nosso centro aconselha testar se o seu animal tem estas doenças. Existe vacinação contra a leucose!

UMA GIGANTE....MUITO QUERIDA!


Chama-se Puca e é uma cadela muito pequenina.Veio ao centro para mais uma vacina e por isso prefere nem sair da mala da sua dona...

LINDOS!


AQUI ESTÃO MAIS AMIGUINHOS !






BRIGITE, A BELA SHARPEI..


Chama-se Brigite e é um espanto de cadela. É muito brincalhona e pachorrenta!

SOU O SARGENTO....


Olá!
Sou um pincher muito pequenino mas muito forte.Detesto veterinários, e principalmente injecções, mas já tive alguns contratempos que me obrigaram a cá vir.E as vacinas? Que chatice!Vejam a minha fotografia, sou mesmo giro e a minha dona não me fica nada a trás!

VIM Á VACINA ANUAL!


Sou a kikas e vim á minha consulta anual.O meus donos são muito cuidadosos e querem o melhor para mim.Já estou vacinada e agora espero voltar só para o ano.

LEMBRAM-SE DO LUCKY?


Que crescido que estou! Fui eu que tive que fazer uma cirurgia logo com um mês e meio.Estou óptimo...

UM PASTOR DE BRIE...LINDO!



Chama-se Brutus e foi de férias até França! Por isso vem ver se estava tudo em ordem para viajar e levar as vacinas.O centro veterinário deseje-lhe boa viagem.

TININHA , COM A VIDA EM RISCO!



A Tinhinha é uma cadela amorosa que teve um grande azar!Foi mordida por uma Castro Laboreiro, e apesar do dono ter corrido em seu auxílio o estrago foi grande. Chegou á clinica em mau estado, com uma grande hérnia abdominal.Entrou para cirurgia, e cedo se viu que estava pior do que pensado. A parede muscular estava completamente retalhada e tinha rotura intestinal.Com fezes no abdomen e muito pús, a peritonite era evidente. Terminámos a cirurgia pouco confiantes num bom prognóstico. Felizmente, já passou 2 semanas e a Tininha anda contente da vida.

VIM SÓ PARA UMA CONSULTA DE ROTINA...


Sou a Nina, tenho já 7 anos, sou uma cadela feliz.
Adoro comidinha e por isso estou gordita.A minha dona trouxe-me para fazer análises ao sangue..colestrol, glicose,ver como está o meu fígado e o meus rins!Espero que esteja tudo normal!
Já sei que me espera uma dieta..que chatice!

VACINAS ? AGORA , SÓ PARA O ANO !



Chamo-me Nina e hoje vim fazer o último reforço vacinal. Até que enfim, agora só me apanham cá para o ano! Não gosto nada de injecções, farto-me de chorar ao colo da minha dona.Ela diz que é para o meu bem...

SOU A LÉO E ESTOU DOENTITA...

Pareço muito novinha, mas já sou adulta...
Sou uma caniche miniatura,muito mimada e brincalhona. Tive que vir ao veterinário, pois já ando com diarreia a alguns dias, e hoje tive um vómito.Se calhar foi da latinha nova que comi na sexta e sábado !Hoje até já me sinto melhor, mas a minha dona está preocupada. Já levei duas picas, vou melhorar com certeza!

JÁ OUVIRAM FALAR DE LEISHMANIOSE CANINA ?



A Leishmaniose canina é uma doença muito grave , causada por um protozoário e transmitida através de um mosquito, o flebótomo. Normalmente é uma doença crónica que sem tratamento precoce leva á morte. Nos cães, existe uma forma visceral, podendo atingir vários orgãos, como o rim e fígado e uma forma cutânea, menos grave. Esta doença está cada vez mais disseminada, sendo por exemplo, Condeixa, Coimbra, Ansião, locais onde existe.
Quando começam a manifestar sintomas, é normal encontrar animais muito magros, com problemas de pele, unhas de crescimento exagerado, entre outros.
A Afra era uma cadela de Ansião, cujo o diagnóstico da doença foi tardio. Tinha sido dito ao dono que não tinha cura, mas nunca o informaram da Leismanhiose Canina. Esteve internada na nossa clínica, pois a função renal e hepática estava muito mal. Não a conseguimos recuperar!

SOU A KIKA...


Sou uma labradora muito gira e muito simpática.Vim fazer a vacinação e ser desparasitada.Não custou nadinha!

MALDITO OSSO !


Olá! Sou a Bolita e sou muito mas muito meiga. Os meus donos sabem que sou muito bem comportada, mas desta vez preguei uma travessura sem querer! Com a brincadeira com o meu filho acabei por engolir um osso. Desde então tive vómitos que não passavam com medicação. Foi-me feito um Rx e descobriram a causa, um osso no esófago, mesmo perto dos pulmões e coração. As minhas donas ficaram muito preocupadas! Tive que ir para cirurgia, mas está a correr tudo bem. Que susto!