Vacine o seu animal !



Quando se tem um animal de estimação é imperativo tratá-lo bem, dar carinho, comida, mas também pensar em vacinar e desparasitar de forma correcta.Isto porque ele merece e também porque é uma questão de saúde pública.É claro que tem alguns gastos, mas são bem menores do que se ele ficar doente ou mesmo alguém que com ele se relacione.
Sabia que a vacinação contra a raiva é obrigatória por lei?E tem muita razão de ser.Esta doença transmite-se por mordida ou contacto da saliva em feridas, e não tem cura possível.É uma zoonose, ou seja transmissível aos humanos.Felizmente, o nosso país está isento desta doença, mas as fronteiras estão abertas. Existem por exemplo, focos em Espanha e França.Assegure-se que o seu animal é vacinado de forma eficiente, por veterinários.Infelizmente,existe alguma ignorância no nosso país, pessoas que julgam que a vacina faz mal, que tira o "faro" ao seu cão, e que pedem a veterinarios para colocarem o seu carimbo sem vacinar o animal.Temos que dizer basta, temos que ser sérios!Pela segurança de todos!
Além da raiva, existem outras vacinas importantes, contra doenças que existem no nosso país. Se tiver um cão deve vaciná-lo contra a parvovirose, esgana, hepatite infecciosa canina,leptospirose,piroplasmose e laringotraqueíte infecciosa. Nos primeiros meses de vida é necessário reforço mas depois basta uma vez por ano. Se tem um gato, deve vaciná-lo contra a Leucose,panleucopénia,rinotraqueíte e calicivirose.
Mesmo que o seu bichinho não saia á rua, existe nela animais doentes.Você mesmo, pode levar o vírus para casa, por exemplo na sola dos seus sapatos.
Prevenir é bem melhor que remediar....

0 comentários: