SABIA DESTA?



Cientistas do Instituto Babraham em Londres (Inglaterra) descobriram que ovelhas, assim como humanos, precisam ver "rostos" conhecidos depois de algum tempo sozinhas. Na pesquisa, levaram-se os animais para celeiros escuros. As ovelhas ficaram sozinhas e, depois de algum tempo, projectaram-se numa tela imagens de cabras, ovelhas, cordeiros e outros animais, além de formas geométricas e outras figuras.
Ao longo da projeção, mediu-se o nível de stress dos bichos, monitorizando as seus batimentos cardíacos, inquietação e o número de vezes que baliram. Também foram feitos outros testes como o nível de cortisol e de adrenalina - indicadores químicos de stress - no sangue. As imagens de cabras e de triângulos foram as que menos inquietaram as ovelhas. E quando eram mostradas imagens de outras ovelhas, os animais acalmavam-se. Isso mostra que além de elas se poderem reconhecer umas às outras, o que é suficientemente interessante, também têm as mesmas emoções que nós, em relação aos rostos", defendeu Keith Kendrick, coordenador da equipa de pesquisa.
Há três anos, Kendrick provou que as ovelhas podiam reconhecer até 50 caras de ovelhas e 10 rostos humanos até dois anos depois da convivência com as pessoas e os animais das fotografias.

1 comentários:

Anônimo disse...

Mais uma prova de como os animais e humanos são semelhantes...os que os deferencia são as atitudes...