DISPLASIA DA ANCA


A displasia da anca é uma doença degenerativa que afecta a articulação coxo-femural,criando-se uma artrose e consequentemente muita dor no animal.
Ocorre essencialmente em raças de crescimento rápido, que em adultos pesam mais de 25 kg. Existe predisposição genética, sendo as raças mais afectadas o Rottweiler, Pastor Alemão,Terranova , São Bernardo, e Labrador.
Em geral os animais apresentam claudicação, têm dificuldades em saltar, correr ou esticar-se, essencialmente quando passam muito tempo deitados. Os cachorros costumam estar anormalmente tranquilos e permanecem muito tempo deitados.
O diagnóstico obtém-se por radiografia, com o animal anestesiado para este não sentir dor á manipulação e conseguirmos um bom relaxamento muscular. O diagnóstico é definitivo a partir dos 12 meses de idade, podendo contudo ser detectado bem mais cedo.
Existem diferentes categorias de displasia,de A a E, sendo a primeira para animais sem displasia e a categoria E para designar displasia severa.
O tratamento pode ser meramente paliativo, recorrendo a bons anti-inflamatórios e uso de condroprotrectores, manutenção de uma peso ideal e repouso. Apenas ajuda o animal a sentir menos dores mas não vai corrigir a instabilidade articular.Ou então recorre-se á cirurgia, existindo diferentes técnicas consoante a idade, o peso, e a gravidade da situação.
Como é uma doença com predisposição genética recomenda-se evitar a reprodução de cães afectados.Também é importante o diagnóstico precoce da doença para controlar a sua evolução. Evite o sobrepeso e a administração de suplementos de cálcio nas raças com predisposição a displasia.

0 comentários: