NUNCA DÊ BEN-U-RON AO SEU GATO !

Todos sabemos que a auto-medicação é um risco, mas mesmo assim é frequente.Com os animais, a medicação destes sem conselho médico causa muitas vezes danos terríveis . Como exemplo, o uso de paracetamol em gatos. Afinal quem não tem ben-u-ron em casa ? Perante o gatito que parece ter dor, e perante a ideia de inocuidade em humanos, muitos são os donos que administram esta droga fatal ao seu gato.Basta meio comprimido para provocar a morte de um gato médio.
Para metabolizar(eliminar) o paracetamol são necessárias duas enzimas (glucoronil transferase e glutationa), que no caso dos gatos são em quantidade muito reduzida, levando a uma acumulação de produtos intermédios tóxicos. Sinais clínicos comuns são cianose (mucosas estão azuladas por falta de oxigenação), inchaço da face, baixa de temperatura, vómitos, coma e muitas vezes a morte.O animal deve ser conduzindo rapidamente ao veterinário, e no caso de ingestão recente, é importante induzir o vómito para evitar a absorção do fármaco.

2 comentários:

Anônimo disse...

MUITO BOA TARDE!
Chamo-me Joana e desde a infância que mantenho com fiel companheiro o meu Bobi.
Ele tem hoje 10aninhos, e goza de boa saúde graças aos excelentes cuidados prestados pelas queridas doutoreas desta clínica, a quem muito tenho a agradecer!!
O Bobi costuma roer tudo o que vê pela frente, às vezes ficava adoentado mas em 2ou 3 dias recuperava!
Há cerca de 1 mês, ele ficou mais triste, vomitava muito, e começou a não querer comer.Esperamos 3 dias, e não melhorou.No último dia vomitou sangue!!
Dirigimo-nos à clínica, onde nos disseram que tinha um "corpo estranho" no intestino, que precisava de ser operado, porque estava a obstruir a passagem das fezes!Ficamos assustados!
No final, tudo correu bem!
Um grande bem-haja às veterinarias, sobretudo à doutora Isael, por me terem tratado tão bem o meu Bobi!!!

Patícia Jacob disse...

Boa noite, infelizmente, por ignorância completa e por aflição que o querer ajudar, faleceu hoje o meu gatinho após uma semana de sofrimentos por ingestão de um be-nu-ron. está a ser muito complicado aceitar a more dele devido a um erro que foi da nossa parte. jamais dar este medicamento aos gatinhos, é fatal :( perdi um grande amigo