PSEUDOGESTAÇÃO EM CADELAS


É um fenómeno clínico que ocorre em cadelas que exibem comportamentos maternos e lactação, no fim do diestro ou fase lútea, na ausência de qualquer gravidez.
Acontece em cadelas não castradas , não sendo associado a nenhuma anormalidade reprodutiva, tais como ciclos irregulares, infertilidade ou infecção uterina. Aliás, mostra que existiu ovulação e que o eixo hipotalâmico-pituitário-gonadal está a funcionar.
Apesar de não se entender bem o mecanismo sabe-se que este acontecimento tem a ver com a diminuição de progesterona na fase lútea ( entre as 5 e as 8 semanas após o cio), que condiciona um aumento da secreção de prolactina, tal como acontece perto de um parto normal.
Existem cadelas com maior propensão para exibir pseudogestação, pois com a mesma concentração no soro de prolactina algumas cadelas exibem sinais clínicos e outras não. Na minha opinião, pelo que tenho visto nas consultas, este fenómeno é mais frequente em cadelas ansiosas e nervosas.
É comum a procura de um ninho, a adopção de objectos ou outros animais como cachorrinhos, desenvolvimento mamário e produção de leite. Algumas cadelas isolam-se , perdem o apetite, podendo ter mesmo distensão abdominal e vómito.
Este fenómeno resolve-se espontâneamente, em 2 a 3 semanas.Deve evitar -se estimular as glândulas mamarias,não lhes tocando. Também o uso de compressas húmidas deve ser evitado para não promover mais lactação. O jejum de 24 horas, seguido do aumento gradual das quantidades de comida ao longo de 3 a 5 dias, ajuda na redução da lactação.
Contudo se a cadela tiver muito leite,ou as mamas tiverem quentes,com coloração anormal ou dolorosas,deve deslocar-se a um veterinário.










1 comentários:

buy sildenafil citrate disse...

Eu amo animais muito obrigado por essa informação pouco