Eclâmpsia ou Hipocalcemia pós-parto

É uma condição aguda com risco de vida, no período pós-parto, devido à baixa dos níveis de cálcio no sangue.Esta diminuição pode dever-se à perda de cálcio materno para o esqueleto fetal e produção de leite para a ninhada. A adição de cálcio no período antes do parto pode levar também a este problema, por levar à atrofia das paratiróides.
Normalmente acontece no pico da lactação ( entre a 1º e a 3º semana), em cadelas de raça pequena, com grandes ninhadas.Mas pode acontecer em qualquer raça, e também na gata.
Os sinais clínicos são :
  • respiração ofegante e acelerada
  • tremores
  • fasciculações musculares
  • fraqueza e incoordenação
  • temperatura aumentada
  • convulsões
  • morte
O diagnóstico é confirmado pela medição do cálcio sérico, que se encontra abaixo dos 7 mg/dl.

O tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível, com administração de electrólitos e gluconato de cálcio intravenoso.
É importante suplementar a sua dieta com cálcio oral e suspender a lactação pelo menos nas próximas 48 horas.

Como prevenção, aconselhamos que forneça à cadela gestante uma boa ração , podendo recorrer a ração para cachorro.


No vídeo está a Becky, uma cadelinha que teve 3 cachorros à 1 mês atrás.


28 comentários:

Amanda disse...

Nossa, minha cadelinha estava IGUALZINHA a esta cadelinha do video. Ou talvez até pior, ela caia ao se levantar. Não conseguia nem andar. Levei ela ao veterinario e ela já esta melhor. Ano que vem pretendo começar minha faculdade de medicina veterinaria e eu mesmo cuidarei dela e tantas outras fofurinhas como esta!*-*

Anônimo disse...

Fantastіc goodѕ fгom you, mаn.
I've understand your stuff previous to and you are just too wonderful. I actually like what you'vе acquiгed here, сertainly like what you are
stating anԁ the ωay in whісh you ѕay it.
Yоu make it entеrtaining and you ѕtill cаrе for tо κeep it sensіble.
I cant wait to rеаԁ much more from you.

This іs actuаlly а wоndeгful ωebsіte.


Αlso visіt my page :: make money online

Anônimo disse...

Isso acontece com cadelas de raças pequenas principalmente pela ingestão de carne durante o período da lactação. A ração tem tudo que o animal precisa!!!

Anônimo disse...

minha cachorra teve eclampisia pos-parto na primeira cria dela ano passado e ontem ela deu cria outra vez será que nessa cria ela dará novamente???

Unknown disse...

Aii gente fiquei preocupada, minha cadela pincher tem 7 dias que deu cria, e hoje ela amanheceu assim, estou com medo pois não tenho condições de leva-la ao veterinário oque faço?

Unknown disse...

Eu nao tive essa sorte a minha teve que ficar internada e no outro dia o veterinario me ligou falando que ela morreu...ela tava pior do essa do video...sinto muito a falta dela era o xodo da casa..

Unknown disse...

Eu nao tive essa sorte a minha teve que ficar internada e no outro dia o veterinario me ligou falando que ela morreu...ela tava pior do essa do video...sinto muito a falta dela era o xodo da casa..

Anônimo disse...

Boa tarde, minha cadela também amanhaceu com estes sintomas idênticos! acabei levando ela para o veterinário porque é a unica maneira de tratamento! Se você está na mesma situação não hesite! Todo o minuto conta!

Anônimo disse...

Só queria dizer que fui o autor do ultimo comentario, e minha cadela ja voltou à algum tempo a casa e está tudo bem graças a deus =) Muito obrigado ao blog pela informação

Anônimo disse...

Minha cachorra chama lilica numa noite percepe que ela nao estava aviai alguma coisa diferente nela ela vira a cabeça só pra um lado vc chama ela tem que virar o corpo todo mesmo assim ela nao te acha os olhos entao meios brancos oque faço

robson disse...

minha cadela sofreu da mesma maneira,levei ela atempo ao veterinario ela sobreviveu ela e uma pinscher miniatura e teve 5 filhotes quando ela teve a eclãnpsia os filhotes tava com 12 dias os olhos ainda tava fechado graças a deus o que salvou os filhotes foi uma receita que a veterinaria passou que foi leite em po ideal,duas gemas de ovos ,e uma colher de mel puro, e uma pitada de sal,e agua, depois mistura tudo e coloca ao fogo e e so mecher ,e precisa de uma manmadeira peguena,e alem de tudo precisa ter calma com os filhotes por que precizara dar de comer a eles em duas em duas horas,limpar seus orgaos sexuais para eles poderem urinar e fazer suas necessidades e alem de tudo suprir o amor da mãe.e ter cuidado por que a mae vai querer dar de mamr aos filhotes então não pode deixar ela dar de mamar.se não ela pode ir até a morte.

ANNYKELLY disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ANNYKELLY disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ANNYKELLY disse...

Minha cachorrinha Mel,ela e uma pinscher, tem 1 ano 7 meses e deu a sua primeira cria de 5 filhotinhos e esta com 17 dias que pariu e ontem fiquei muito assustada ao vê-la na mesma situação que se encontra a cachorrinha do vídeo,pois não tinha conhecimento do assunto, ate achei que ela estava morrendo,levei ela imediatamente ao veterinário e a doutora falou que era eclâmpsia,que e perda de cálcio acontece durante a amamentação dos filhotinho e por isso teve que ser administrado 5ml de cálcio intravenoso.Fiquei feliz por ver minha cachorrinha bem após administração e ao mesmo tempo triste porque a doutora falou que tenho que apartar os filhotinhos da mãe, se não apartar ela pode chegar a vim a óbito.Vim pesquisar sobre o assunto e encontrei esse blog,tem vários assuntos estou adorando.

PAULA NUNES disse...

Tenho uma lhasa apso o nome dela é Cacau, ano passado ela teve 6 filhotinhos e depois de quase 30 dias ela teve eclampsia. Fiquei muito assustada com medo de perder minha pequena mas o veterinário cuidou bem dela e ela ficou bem mais tive que apartar os filhotes dela. Agora ela pariu de novo 5 filhotes e eu estou com medo dela dar de novo, fico o tempo todo observando ela, nem estou saindo de casa. Tem horas que ela fica com a respiração ofegante e eu fico preocupada mas passa. Estou dando glicopan pet e cálcio pra ela, ela não está tendo muito leite. Vou começar a dar leite caseiro pros filhotes pois estou com medo dela ficar ruim de novo.

PAULA NUNES disse...

Tenho uma lhasa apso o nome dela é Cacau, ano passado ela teve 6 filhotinhos e depois de quase 30 dias ela teve eclampsia. Fiquei muito assustada com medo de perder minha pequena mas o veterinário cuidou bem dela e ela ficou bem mais tive que apartar os filhotes dela. Agora ela pariu de novo 5 filhotes e eu estou com medo dela dar de novo, fico o tempo todo observando ela, nem estou saindo de casa. Tem horas que ela fica com a respiração ofegante e eu fico preocupada mas passa. Estou dando glicopan pet e cálcio pra ela, ela não está tendo muito leite. Vou começar a dar leite caseiro pros filhotes pois estou com medo dela ficar ruim de novo.

Kaci disse...

Compra calciopan liquido ele custa 15,50 e da pra ela 1ml por kg

Unknown disse...

Minha cadela seu cria a tem 4 dia.ela fica ofegante de vez enquanto!oque pode ser.devo desmama os filhotes.

Anônimo disse...

Minha cachorra está com todos esses sintomas e ela está com 38 dias mais ou menos, agora fiquei sem entender sobre esse problema, ela ainda não parriu o que eu faço. Zap 34-99133-8358

niqueli disse...

Minha cachorra tem dois anos é uma pinscher teve cinco cachorrinhos e teve todos os sintomas peguei ela convulsionando no colo, levamos no veterinário e ela ficou um dia internada conseguimos salvar ela mas agora estamos com medo de deixar ela pegar cria, pois não queremos que ocorra novamente. Se por acaso ela pegar cria podemos começar a dar o cálcio na gestação ou ela não pode de maneira nenhuma pegar cria??

Unknown disse...

Quanto tempo dura a eclampsia? Minha cachorra pariu no domingo e está assim, estou com medo agora pois não sabia disso, vou leva-la amanhã na veterinária.

Unknown disse...

Minha cadela da raça pit bull teve cria onte ontem e ainda está muito ofegante e não para ta ofegante o tempo todo

Unknown disse...

A minha também deu mais consegui salvar ela graças a esse blog. Muito útil.
Obrigada!

Unknown disse...

Estou preocupada faz um dia que ela pariu, e não para de ficar ofegante, amanhã vou levar ao veterinário.

Unknown disse...

Perto de onde moro, apareceu uma cadelinha grávida, e logo depois, descobri que ela já tinha parido. Estou cuidando dela, alimentando e Danda agua fresca, mas depois de quatro dias, hoje no caso, ela amanheceu com febre e muito ofegante. Não sei o que fazer pois já tenho 4 cadelinhas em casa e mais um gato, o qual a uma semana gastei com veterinária pois estava doente. Não tenho recursos para ajudar a de rua. Só posso ajudá-la com uma boa ração, água e leite. Se puder fazer algo mais, gostaria de sugestões...

Unknown disse...

A minha tb deu cria dia14 01 2020 e se encotra assim tb ,ja fizemos até ultrssom pos parto,faremos exame de sangue amanhã 17 01

Unknown disse...

Boa noite minha cadela deu cria dia 17/04.. está cuidando super bem dos bebês foram 7... hoje ela estava bem ofegante.. apesar que mesmo antes da gravidez ela sempre foi principalmente em dias quentes... ela não gosta de ração.. compramos arroz pra cães e preparamos o alimento.. alguma recomendação sobre a comida?.. obrigada... ração ela não gosta 😖

Miri disse...

Ola.
Por favor alguém pode me responder.
Minha cadela shitzu ganhou filhotes hoje são 5 .o parto terminou as 16 horas da tarde. Desde as 23 horas ela está ofegante. Devo procurar veterinário??
Ela está ofegante