Praganas, uma praga para os cães !

Com o verão, os dias crescem, as temperaturas aquecem e um passeio pelo campo com a sua mascote torna-se um momento de felicidade para ambos.
Com certeza não se esquece do desparasitante para as pulgas e carraças, mas existe outras inimigas a ter em atenção. Com o calor as ervas secam, sendo frequente as chamadas praganas também conhecidas por sarugas ou espigas, que se separam com facilidade dos seus caules agarrando-se imediatamente ao pêlo dos cães. Possuem umas minúsculas espículas no seu corpo, que lhes permite avançar sempre, dificultando a sua extracção.
Já retirámos praganas dos mais variados sítios, como do interior do nariz, dos ouvidos, espaços interdigitais, axilas, olho e até de dentro de testículo. São causadoras de infecções nos sítios mais inimagináveis do corpo.
Se um cão após um passeio no campo, começar a claudicar repentinamente, se começar a chorar e não deixar tocar nas orelhas, ou não conseguir abrir os olhos,pense nesta praga.
Previna! Evite passear em locais com vegetação seca. Se o fizer no final da caminhada, faça uma inspecção ao seu cão. Procure cuidadosamente nas patinhas,entre os dedos e por baixo da almofadinha plantar. Não se esqueça de das orelhas, em especial cães com muito pêlo, como é o caso dos cockers.

1 comentários:

Cock disse...

pois.....malditas praganas que têm aborrecido tanto o meu cocker(Cock)....uma ervinha transformada em diado!!!!
De um momento para o outro, lá está mais uma!!!!! que raiva, já nem as posso ver!!! e pensar que quando miudos, são atiradas aos amigos para ver quantas ficam coladas a roupa!!!! a quantidade que fica, corresponde ao número de namorados!!! que ricos namorados....!!!!