Proptose do globo ocular



Proptose do globo ocular é a deslocação do olho, para a frente e para fora da órbita ocular, com simultâneo encarceramento pelas pálpebras.
É bizarro, mas relativamente frequente em algumas raças caninas, quando sujeitas a traumas como atropelamento ou lutas com outros cães. É o caso das raças braquicefálicas ( com o focinho achatado) como o Pug, o Shi-tzu e o Pequinês, em que a órbita é menos profunda e a abertura palpebral é maior, facilitando a saída do olho.
O que fazer?
Evitar que o animal toque no olho com as patas, humedecer o olho com compressas humedecidas com soro fisiológico e correr para o veterinário. É urgente ! Quanto mais depressa o olho for recolocado mais hipóteses há de manter um olho com visão. Apesar de apenas em 20 % dos casos isto aconteça.
Em muitos casos consegue-se manter o olho embora se torne um olho sem visão. A perda de reflexo pupilar, rotura dos músculos orbitais, rotura da córnea e a lesão do nervo óptico são mau prognóstico .
Pode ser necessário remover mesmo o olho definitivamente.
Mas em que consiste a cirurgia de recolocação do olho ?
É relativamente fácil. Após a limpeza e lubrificação do olho , é necessário muitas vezes fazer uma incisão no canto lateral da pálpebra, de forma a facilitar a entrada do olho, que está muito inchado e aprisionado pelas pálpebras. Depois do corte, com uma pinça tenta-se inverter e puxar as pálpebras para a frente, ao mesmo tempo que se empurra o olho para dentro, suavemente. Depois é suturar as pálpebras, deixando aberto só um bocadinho para a colocação de medicação tópica necessária.
São exemplos de sequelas, a cegueira, a queratoconjuntivite seca e úlcera da córnea.

1 comentários:

Poutzi disse...

Infelizmente esta situaçâo não me é de todo indiferente, o meu Poützi passou por vários meses de tratamento, para tentar salvar o olhinho, depois de ter sido atropelado... Hoje, vive bem com a sua nova "visão", embora continue a precisar de muitos cuidados e de muita higiéne... Agradeço todo o cuidado que as Drs sempre tiveram com o Poützi e enorme paciência que tiveram comigo... Obrigado ás duas!